Informe Agropecuário 263 - Revitalização de nascentes para produção de água

Mais Imagens

Informe Agropecuário 263 - Revitalização de nascentes para produção de água
R$15,00

Disponível: Sem estoque

Autor: Antonio de Padua Alvarenga e Marcos A. Gomes
Editora: Epamig
ISBN: 0100-3364
Ano de publicação: 2011
Nº. de páginas: 96
Idioma: Português
Gênero: Ciências Biológicas
Subgênero: Geral

Descrição

Detalhes

Entender sobre a utilização e preservação do recurso hídrico, é praticamente obrigatório em nosso país, principalmente, na região considerada a “caixa d’água do Brasil”, que é Minas Gerais. Este Estado é um dos maiores fornecedores de água potável no País e, ainda, um divisor de várias bacias hidrográficas, inclusive internacionais. 
A bacia hidrográfica é uma unidade natural que recebe influência da região onde a água é drenada, urbana e/ou rural. É um coletor de todas as interferências que ocorrem no ecossistema, um depósito de informações e recurso fundamental para o desenvolvimento. Diante dessas características ganham relevância o manejo e a conservação das bacias, principalmente aquelas que servem de abastecimento público, com o objetivo de manter a qualidade, a quantidade e a regularidade da água para seus diversos usos. A Lei das Águas 9.433, concede à bacia primazia de unidade básica de planejamento.
Em consequência do mau uso e manejo inadequado do solo, adotados desde a colonização do Brasil, tem-se como reflexo a contínua diminuição de vazão dos mananciais hídricos no período de estiagem e de enchentes, com frequência e volumes de água cada vez maiores nos períodos de chuva. Soma-se à indisponibilidade quantitativa, a deterioração da qualidade da água por lançamento de resíduos advindos do meio rural, industrial e urbano. 
Com ênfase na revitalização das nascentes, esta edição do Informe Agropecuário aborda temas relevantes sobre a adequação ambiental de propriedades rurais e técnicas de manejo e conservação do solo, com vistas a assegurar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade satisfatórias.
 

Sumário

Bacias hidrográficas: conceitos e definições
Sistema de Informações Geográficas como ferramenta para o manejo de bacias hidrográficas 
Qualidade da água em bacias hidrográficas
Incentivo ao manejo de bacias hidrográficas pelo Pagamento por Serviços Ambientais 
Sistemas Agroflorestais como prática de manejo em bacias hidrográficas
Planejamento estratégico de propriedades rurais para a conservação dos recursos naturais
Técnicas de manejo e conservação do solo para a revitalização de nascentes
Recuperação e conservação de Matas Ciliares 
Sustentabilidade do eucalipto e confrontos com os recursos hídricos

 

Comentários