Esta propriedade impõe uma característica singular: o arranjo espacial desses átomos, quase tão importante quanto a própria natureza deles ou o tipo de ligações que os une. A este arranjo, que chamamos de estérico –espacial- atribui-se uma função das mais importantes na química, que é a relação estrutura/reatividade, ou seja, o comportamento químico das moléculas em função de sua estrutura espacial.
O estudo desta relação e das propriedades espaciais das moléculas chama-se estereoquímica. Cada vez mais, a química necessita da estereoquímica para compreender profundamente como se constituem e como reagem as moléculas orgânicas e biológicas. Este livro pretende dar uma fundamentação clara e sólida –ainda que concisa- das questões envolvidas na estereoquímica, desde os conceitos mais relacionados à estrutura tri-dimensional dos compostos orgânicos.
Assim, ele pretende atender estudantes de graduação de química, farmácia, bioquímica e de outras áreas biológicas que lidam com a estereoquímica; e também pretende fornecer a plataforma de apoio que alunos de pós-graduação estudando química orgânica utilizem para obter um conhecimento mais completo na área.
Sumário
Prefácio;
Apresentação;
Capítulo 1. Conceitos básicos;
Capítulo 2. Estereoisômeros;
Capítulo 3. Racemato;
Capítulo 4. Configuração;
Capítulo 5. Conformação dos compostos acíclicos;
Capítulo 6. Estereoquímica dos compostos cíclicos;
Capítulo 7. Ciclos de seis membros;
Capítulo 8. Estereoquímica de outros ciclos;
Capítulo 9. Compostos bicíclicos e policíclicos;
Capítulo 10. Estereoquímica das olefinas;
Literatura;
Glossário.
Tamanho: 15 x 23; Páginas: 108; Ano: 1998.
Revisões
Não há comentários ainda.