Editora: Epamig
Autor: José Mario Lobo Ferreira et.al
ISBN: 0100-3364
Ano de publicação: 2012
Idioma: Português
Nº. de páginas: 116
Acabamento: Brochura
Esta edição aborda a adequação socioeconômica e ambiental sob a perspectiva de uma ferramenta de administração rural, de aferição da capacidade gerencial dos produtores, indo além da observância da Legislação Ambiental e do viés punitivo em relação ao atendimento de normas ambientais. Foram muitas as discussões geradas, sem uma adequada profundidade técnica e científica, durante o processo de reformulação do Código Florestal Brasileiro, abrangendo também a questão ambiental no setor agropecuário.
A sociedade, majoritariamente urbana, está cada vez mais distante das diversas realidades social, econômica e ambiental do campo. Esta desconexão, muitas vezes, é alimentada por uma série de desinformações sobre quem produz e como são os sistemas de produção, denominados agro ecossistemas.
Os produtores rurais, por sua vez, perce bem, cada vez mais, a importância do aprimoramento da gestão ambiental e socioeconômica de seus sistemas de produção e empreendimentos. Ferramentas e técnicas tornam-se necessárias neste processo, como também na formulação de políticas, planos, programas e projetos, com o objetivo de auxiliar e estimular a adoção de boas práticas, visando à conservação dos solos, da água e da biodiversidade, e no reconhecimento dos sistemas que apresentam bom desempenho ambiental e socioeconômico, independentemente dos diversos segmentos nos setores agropecuário e florestal.
Nesta edição, também são apresentados temas relacionados com a gestão territorial, programas de Pagamento por Serviços Ambientais, técnicas para conservação do solo e da água, restauração florestal, Sistemas Agroflorestais e exemplos concretos de políticas e programas em execução.
Revisões
Não há comentários ainda.