Editora: Epamig
Autor(es): Diversos Autores da Epamig
ISSN: 0100-3364
Ano de publicação: 2015
Idioma: Português
Nº de páginas: 128
Acabamento: Brochura
Formato: 21×28 cm
A área de produção de uva de mesa do Brasil nos últimos anos é praticamente igual à área destinada ao processamento. A produção brasileira de uva para consumo in natura foi de, aproximadamente, 717.941 t em 2015. As principais áreas de produção estão localizadas nos estados do Sul e em São Paulo, onde são produzidas especialmente uvas comuns (Vitis labrusca), para consumo interno, e na Região Nordeste, nos estados da Bahia e de Pernambuco, onde são produzidas principalmente uvas finas de mesa, para exportação.
Minas Gerais, em comparação com esses Estados, ainda produz pouco, mas registrou aumento de área plantada de uva entre 2014 e 2015. Já em Estados com tradição na produção de uvas, como São Paulo e Paraná, houve uma forte retração em consequência da pressão imobiliária próxima aos grandes centros de consumo que causa um processo migratório da viticultura para outros Estados. Minas Gerais aproveita-se desse cenário por apresentar condições edafoclimáticas e geográficas propícias para a viticultura.
A produção de uva de mesa é uma atividade bastante interessante do ponto de vista socioeconômico. Emprega uma grande quantidade de trabalhadores rurais por área e valoriza a mão de obra feminina, também é muito lucrativa, com alto rendimento por área, tornando-se uma alternativa tanto para o pequeno produtor familiar como para empresas rurais de maior porte. Hoje, o desafio é expandir a viticultura no estado de Minas Gerais. Para tal, agentes governamentais têm o papel de facilitar financeiramente, produzir e transferir tecnologia para os produtores e para a sociedade.
Nesse contexto, este Informe Agropecuário Uva de mesa apresenta vários aspectos tecnológicos da viticultura de mesa, desde a implantação do sistema de condução até a colheita e comercialização das uvas, trazendo, como enfoque, o manejo e o controle de pragas e doenças, além de alternativas de plantio com novas variedades.
Revisões
Não há comentários ainda.