Editora: Epamig
Autor: Mário Sérgio Carvalho Dias et. al
ISBN: 0100-3364
Ano de publicação: 2012
Idioma: Português
Nº. de páginas: 124
Acabamento: Brochura
Formato: 21×32 cm
A cultura do maracujá é uma atividade de grande importância para o Brasil, com produção anual avaliada em, aproximadamente, R$800 milhões. Como a produção é concentrada nos estados do Nordeste (76%), cumpre um papel social numa região carente de atividades geradoras de emprego e renda. Além disso, é adequada tanto a grandes empreendimentos, quanto a pequenas propriedades e à mão de obra familiar.
Muitos cultivos de maracujá foram limitados e até mesmo inviabilizados pelo manejo inadequado. O uso de tecnologias de propagação e produção corretas, além do manejo na pós-colheita, são fundamentais para o sucesso do empreendimento. A alta incidência de doenças, principalmente daquelas causadas por patógenos de solo, e o uso obrigatório de irrigação, em algumas regiões, fazem desta uma cultura altamente demandadora de tecnologia.
O mercado de frutas é crescente em todo o mundo, e o maracujá segue esta tendência. Por ser um produto perecível, demanda planejamento e conhecimento do mercado a ser atendido, pois o mau dimensionamento deste pode ter sérias consequências, levando o produtor a produzir em quantidade superior à capacidade de comércio. Outro fator de grande importância é a produção de frutos inadequados para um determinado público, ou seja, frutos de má aparência para o mercado in natura e/ou frutos leves para a indústria.
Visando à difusão das informações técnicas disponíveis sobre a cultura do maracujazeiro, esta edição do Informe Agropecuário contou com a participação de autores de diferentes instituições como a Embrapa, Unesp, UFRRJ, UFV, IAC e Funed que desempenham importante papel nas pesquisas com o maracujazeiro no Brasil.
Revisões
Não há comentários ainda.