Realizada com destacado apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e de outras importantes organizações do setor, a obra chegará primeiramente ao público presente na feira e, posteriormente, estará à venda também pela internet. Com edição de conteúdo do jornalista Benê Cavechini e a colaboração de inúmeros autores especializados, o livro utiliza abordagem inédita para mostrar quantiqualitativamente a situação atual da pecuária brasileira. O primeiro capítulo, de Luiz Antônio Josahkian, relembra as origens do rebanho nacional, desde os primeiros animais que aqui chegaram com os colonizadores. O segundo capítulo, de Allen Dupré, monta um painel sintético de mais de sessenta entre as principais raças que hoje compõem o rebanho nacional.
Do total, as 23 raças de maior expressão econômica são apresentadas em destaque, com fotos e ficha técnica detalhada. A pesquisa dos dados nas respectivas associações levou cerca de um ano. O terceiro capítulo, também de Josahkian, mostra a evolução da genética bovina em nosso país. O quarto capítulo, de Leonardo de Oliveira Fernandes e equipe, analisa as modernas dietas e tecnologias disponíveis que vêm reduzindo a emissão de gás metano proveniente da digestão bovina. O quinto capítulo, de Enrico Ortolani, resume o esforço empreendido pela ciência e pelos criadores para manter o rebanho cada vez mais saudável. O sexto capítulo, de Mateus Paranhos da Costa, oferece um resumo de práticas que favorecem o bem-estar animal.
A sustentabilidade da pecuária brasileira contemporânea, no que diz respeito à inter-relação com o meio ambiente, vem bem explorada no sétimo capítulo, de Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues – é o exemplo que o Brasil tem para mostrar ao mundo que é possível produzir dentro das novas exigências ambientais. O oitavo capítulo, de Carlos Raíces, faz um balanço da contribuição que os catorze principais institutos e entidades de pesquisa mantidos pelos governos federal e estaduais vêm dando para a pecuária brasileira, permitindo chegar ao nível de reconhecimento internacional dos dias atuais.
O nono capítulo, de Allen Dupré, traça um breve panorama da pecuária 4.0, com a alta tecnologia que vem promovendo a melhoria da gestão e conquista de novos saltos de produtividade. Por fim, o décimo e último capítulo, de Marcos Fava Neves e Vinícius Cambaúva, propõe um olhar sintético do cenário que a pecuária bovina vai enfrentar nos próximos oito anos. Como o setor se vai posicionar no mercado interno e no exterior? Em 2030, como estarão nossos concorrentes? A tarefa reuniu fotografias, dados científicos e argumentos que mostram de maneira atraente o que é a moderna pecuária brasileira e como ela responde às e demandas ambientais e exigências da sociedade de consumo contemporânea nacional e mundial. BOVINOS DO BRASIL – INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDAD
Revisões
Não há comentários ainda.