Editora: Funep
Autor: Ricardo Andrade Reis et al.
ISBN: 978-65-5671-047-1
Ano de publicação: 2023
Idioma: Português
Versão: Digital
A Forragicultura é a ciência que estuda as plantas forrageiras e a interação delas com o animal, o solo e o meio ambiente. As áreas de pastagens têm como principal função produzir alimentos aos animais. Além deste encargo, promovem a manutenção da biodiversidade, atuam no sequestro de carbono, despoluem águas subterrâneas e superficiais e propiciam um ambiente agradável para as atividades de lazer, culturais e de recreação. As formas como as áreas de pastagem proporcionam esses benefícios estão mudando rapidamente, em função de grandes alterações ambientais que ocorrem em escala regional e mundial.
A abordagem sistematizada do conhecimento científico sobre a produção e o manejo de plantas forrageiras acumulados no Brasil durante décadas permite aos pesquisadores, estudantes, técnicos e produtores o estudo das inter-relações que ocorrem no ecossisema das pastagens. Desta forma, a aplicação do conhecimento científico na gestão das inter-relações entre os componentes deste ecossistema é de importância fundamental, não só para a agropecuária, mas também, para a sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos e ainda na manutenção da qualidade de vida, permitindo que as forragens cumpram de maneira satisfatória seu papel no contexto de produção animal e de preservação ambiental.
A Forragicultura, em geral, integra os currículos dos cursos de graduação em Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária, assim como o corpo de disciplinas de cursos de pós-graduação que são voltados à produção agrícola e animal.
Devido à importância que essa Ciência representa no âmbito acadêmico; social e ambiental, e a carência de uma bibliografia única através da qual estudantes (graduação e pós-graduação), pesquisadores, técnicos e produtores possam ter acesso a informações atualizadas e seguras, os editores trazem a público uma hipótese inovadora que visa buscar elementos de complementariedade ao conhecimento formal previamente estabelecido na área e, desse modo, organizaram a obra Forragicultura: Ciência, Tecnologia e Gestão dos Recursos Forrageiros, que é composta por 45 capítulos escritois por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Revisões
Não há comentários ainda.