Editora: Funep
Autor: Nilva Kazue Sakomura et al
ISBN: 978-857805132-7
Ano de publicação: 2014
Idioma: Português
Nº. de páginas: 678
Acabamento: Capa Dura
Formato: 22×33 cm
O avanço da produção animal no Brasil foi muito marcante nos últimos anos.
Um fato que se destaca neste processo do avanço do conhecimento é a nutrição.
A nutrição de não ruminantes sempre foi um tema muito debatido. A ausência de texto de qualidade tem sido uma procupação tanto dos profissionais que militam na área acadêmica como daqueles que atuam na produção.
Esse livro, com 678 páginas, está divido em 9 seções, e cada seção é composta de um número variado de capítulos. Ao todo, o livro contém 37 capítulos, escritos por 80 profissionais especialistas no assunto em tela. O conteúdo de cada capítulo é atual, apresentado de forma didática a fim de que a leitura seja de fácil aprendizado.
No contexto do livro Nutrição de Não Ruminantes, a Seção I trata dos aspectos relativos a Anatomia e Fisiologia do Trato Gastrintestinal. Aspectos relativos a anatomia e fisiologia de aves, suínos e peixes dão uma visão, mesmo que sucinta, desses importantes órgãos envolvidos na digestão e na absorção dos nutrientes. A Seção II, subdividida em 7 capítulos, desenvolve os aspectos da digestão e do metabolismo dos nutrientes e das funções dos minerais e das vitaminas. As particularidades da digestão de carboidratos, lipídios e proteínas são tratadas de forma técnico-científica. Os modelos de predição e as exigências de aminoácidos para aves, suínos e peixes são tratados na Seção III. Adicionalmente, discutem também as exigências de energia para esses animais, e as implicações no sistema de produção na Seção IV. Na Seção V, é realizada uma abordagem sobre as exigências de vitaminas e minerais para cada espécie abordada neste livro. Assunto de momento, com implicações relevantes para a produção animal, é o uso de aditivos. Na Seção VI, os autores tratam com muita competência seus usos e efeitos na alimentação de aves, suínos e peixes. Prebióticos, probióticos, antibióticos, ácidos orgânicos, enzimas e demais aditivos são discutidos dentro do cenário da produção. A Seção VII discute a avaliação de alimentos. A Seção VIII enfoca a nutrigenômica e a modelagem, temas atuais na nutrição de monogátricos e, finalizando, na Seção IX são apresentados a nutrição de aves alternativas e de peixes ornamentais, temas esses de alto interesse, tendo em vista a necessidade de conhecer os alimentos e a nutrição de aves alternativas e dos peixes ornamentais no cenário brasileiro.
Revisões
Não há comentários ainda.