Nas atividades industriais baseadas no uso da biomassa, tem sido relevante o papel econômico desempenhado pela química moderna. Sua aplicação tem crescido, em vista da implantação das biorrefinarias e da utilização dos princípios de química verde, os quais empregam o potencial da biomassa para diminuir o impacto ambiental gerado pelos resíduos das indústrias.
Neste contexto, é essencial a contribuição da química analítica ao estudo das cadeias produtivas da biomassa, sejam elas de origem vegetal, sejam de origem animal. As análises químicas podem ser utilizadas para o exame da composição, para a caracterização de propriedades físico-químicas e para o acompanhamento dos processos de conversão, de modo a se obter os melhores produtos e usos da biomassa.
Análise Química da Biomassa versa sobre a biomassa de origem vegetal, que oferece os maiores desafios e as maiores possibilidades de avanços técnicos, científicos e econômicos, dada sua constituição química diversificada.
Esta é uma obra em que o uso de diversas técnicas e métodos analíticos é apresentado e discutido de forma clara, dando subsídio ao leitor para implantar as metodologias mais adequadas de análise das principais classes de biomassa vegetal e seus produtos.
Tamanho: 16cm x 22 cm. Ano: 2015: Páginas 146. ISBN: 978-85-7035-454-9. Editora: Embrapa
Revisões
Não há comentários ainda.