O livro apresenta nítidos objetivos voltados para elaborar uma ciência aplicada – engajada em uma Geografia construtiva – ligada aos interesses imediatos do planejamento ambiental, que é o suporte para gestão territorial, e condicionadora, conseqüentemente, da produção do espaço, do ordenamento e do reordenamento territorial.
Com fundamento na Geomorfologia, este trabalho se utiliza da cartografia como “âncora” das pesquisas. Assim, o desencadeamento é assentado em pressupostos teórico, metodológicos e técnicos de uma disciplina que tem historicamente vínculos fortes com a Geografia e base conceitual nas ciências da Terra.
Essa bipolaridade da Geomorfologia, ao mesmo tempo, introduz dificuldades para a sua sobrevivência no contexto das chamadas ciências humanas, entre as quais a Geografia acabou definitivamente por firma-se, mas no final oferece a vantagem desafiadora e ter os seus princípios teóricos e bases conceituais mais próximos da Geologia e da Pedologia que dos ramos da Geografia, voltada aos aspectos humanos específicos.
Sumário
Introdução;
1. Bases de uma Geografia Construtiva;
2. Análise Geográfica Integrada;
3. Natureza e Sociedade nos Espaços Agroambientais do Brasil;
4. Análise Geoambiental para Ordenamento Territorial e o ZEE no Brasil;
5. A Geografia no Planejamento Ambiental;
Bibliografia.
208 páginas. Tam.: 16,5×23 cm. 2006.
Revisões
Não há comentários ainda.