Editora: FEALQ
Autor: Evoneo Berti Filho, João Angelo Cerignoni
ISBN: 978-85-7133-068-9
Ano de publicação: 2010
Idioma: Português
Nº. de páginas: 94
Acabamento: Brochura
Formato: 17x25cm
Esta obra surgiu da necessidade de o Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP concentrar e ampliar a área de visitação escolar. Iniciaram-se então as pesquisas a fim de identificar e avaliar na região a fauna de borboletas e a flora associada a esses lepidópteros, bem como o estudo de seus aspectos biológicos, das condições de habitat, da estrutura do criadouro, além da manutenção de criação massal e de populações.
Os dados publicados no livro foram coletados entre 2000 e 2010 em visitas feitas a criadores credenciados nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para desenvolvimento de técnicas de criação sustentável. Nesse período foram mantidas estufas denominadas borboletários, onde têm sido criadas várias espécies de borboletas.
O principal objetivo Borboletário da Esalq/USP é a pesquisa de espécies que apresentam a possibilidade de criação massal, nas diferentes épocas do ano, além da prática de criação e manutenção de borboletário que sirva de modelo para outros projetos. Antes de se iniciar uma criação, deve-se consultar o Ibama e ler as várias portarias específicas para esse tipo de atividade. A criação de borboletas em cativeiro protege-as dos inimigos naturais, nas sucessivas fases de vida, e resulta em grande número de adultos que poderão ser liberados em matas e jardins.
Revisões
Não há comentários ainda.