Editora: Epamig
Autor: Mário Sérgio Carvalho Dias et. al
ISBN: 0100-3364
Ano de publicação: 2014
Idioma: Português
Nº. de páginas: 104
Acabamento: Brochura
No panorama nacional, o morango destaca-se pela maior área cultivada e maior produtividade dentre as pequenas frutas. A cultura enquadra-se perfeitamente no sistema de agricultura familiar, podendo ser cultivado em pequenas áreas e proporcionar rápido retorno do capital investido.
A cultura do morangueiro é uma atividade de grande importância para o estado de Minas Gerais que é o maior produtor nacional. A região Sul do Estado destaca-se na produtividade por apresentar características de clima e de solo favoráveis ao cultivo, aliadas à localização geográfica, à malha viária que facilita o escoamento rápido da produção para regiões consumidoras distantes, e ao nível tecnológico adotado.
Um dos fatores que também merecem destaque no cultivo do morango são as qualidades do fruto que o tornam alimento funcional, pois, além de suas propriedades nutricionais, possui substâncias ativas capazes de promover a manutenção ou a melhoria da saúde do organismo humano. São várias as características positivas ligadas à produção do morango, entretanto alguns obstáculos ainda precisam ser vencidos, principalmente em relação ao manejo fitossanitário de pragas e doenças, como o uso incorreto de agrotóxicos e o efeito deletério destes ao produto final e ao meio ambiente.
Alternativas para mudar esse cenário estão sendo propostas, como a aplicação das boas práticas culturais difundidas nos sistemas de produção orgânica e de produção integrada. Tais práticas, associadas à certificação e à rastreabilidade, constituem importantes mecanismos para a melhoria da imagem do produto que, historicamente, é estigmatizado como alimento com elevadas taxas de contaminação por agrotóxicos.
Nesta edição são apresentadas tecnologias ambientalmente corretas para o manejo da cultura, visando à produção de morangos de qualidade e à redução dos impactos no meio ambiente. A difusão dessas tecnologias poderá elucidar questionamentos sobre a viabilidade de técnicas de manejo empregadas nos sistemas de produção integrada e de produção orgânica, propondo alternativas de baixo impacto ambiental no manejo cultural, nutricional, fitossanitário e nos procedimentos de colheita e pós-colheita.
Revisões
Não há comentários ainda.