Editora: Produção Independente
Autor(es): Fernando J. Sanhueza Salas e Jesus G. Tofoli
ISBN: 978-85-88694-15-6
Ano de publicação: 2017
Idioma: Português
Nº de páginas: 241
Acabamento: Brochura
Formato: 16×21 cm
A obra trata sobre os atuais problemas fitossanitários, limitantes na bataticultura nacional. Os capítulos foram escritos por pesquisadores do IB e de alguns colaboradores externos envolvidos com o combate a estes problemas fitossanitários, além de alguns alunos ou ex-alunos formados pela Pós Graduação do IB.
Segundo os pesquisadores, este é o livro mais atualizado que trata da questão fitossanitária na cultura da batata. A última obra sobre o assunto havia sido lançada em 2003.
Apesar da origem na América do Sul e Central, a batiticultura enfrenta muitos problemas fitossanitários. “Esses problemas aumentaram, quando a cultura começou a ganhar escala industrial e deixou de ser tratada como uma minor crop”, afirma Salas.
A mosca branca (Bemisia tabaci) é um exemplo de praga que, recentemente, começou a atingir a cultura, gerando perdas de 20% a 100% na produção, dependendo do ataque do inseto. O principal problema causado está no dano indireto que este inseto causa como inseto-vetor, transmitido diversos fitovírus, sendo o principal, atualmente, o Crinivirus (Tomato chlorosis virus – ToCV) já velho conhecido dos agricultores de tomate no mundo.
Em 2011, pesquisas desenvolvidas em diversas universidades e com trabalhos desenvolvidos pelo IB constataram que o vírus está atacando também os batatais do país.
Revisões
Não há comentários ainda.